quarta-feira, 2 de outubro de 2013

02/10/2013 - Resgatando Momentos - Roda de Conversa - finalização dos trabalhos sobre Sousas e Joaquim Egídio - 1º semestre de 2013

No primeiro semestre deste ano, a EMEF “Ângela Cury Zákia”, localizada no bairro de Nova Sousas, realizou um trabalho interdisciplinar que rompeu as paredes da escola, com o objetivo de aproximar o currículo com a vida cotidiana da comunidade através de um eixo temático de trabalho para todos os ciclos, intitulado “SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO: HISTÓRIAS, CARACTERÍSTICAS, DIVERSIDADES E CONTRADIÇÕES”. A proposição da escola abrangeu as três esferas do ensino: professores, estudantes e famílias, e, possibilitou a resignificação do espaço e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento dos distritos em seu contexto, como também a valorização da APA (Área de Proteção Ambiental). Ao final do trabalho foi realizada uma mostra de todo o material produzido e registro de atividades para que as famílias pudessem vivenciar o processo pedagógico desenvolvido e os resultados alcançados.
Antes da definição das propostas, em fevereiro, os professores passaram por uma formação, visitando a área rural e urbana dos distritos (estação ambiental, fazendas, prédios históricos, turismo gastronômico etc), trabalho realizado com apoio da subprefeitura do Distrito de Sousas. Após este estudo, os professores puderam reavaliar e replanejar a proposta inicial em reunião de Trabalho Docente Coletivo (TDC) e, a partir daí, iniciar a aplicação do tema em sala de aula. Cada professor adequou o tema de acordo com a demanda de seus alunos e de seu conteúdo curricular e o grupo decidiu realizar ao final do semestre uma mostra dos resultados para a comunidade.
Os conteúdos trabalhos com os alunos em sala partiram de um único eixo temático, mas durante o processo tomaram proporções maiores. Os alunos do ciclo I e II (1º ao 5º ano) trabalharam a fauna, flora, paisagem, localização, história e identidade.
Já os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos, realizaram estudos da paisagem e análise das transformações socioambientais nos Distritos, relações históricas, contos tradicionais, história oral, patrimônios históricos, formação do espaço, dados estatísticos da qualidade de vida no Distrito (educação, formação, emprego, salários, economia regional), além do uso do inglês no cotidiano.
Para os alunos da EJA o enfoque foi o estudo das ocupações e transformações no espaço de Sousas e Joaquim Egídio, passado e presente, o patrimônio histórico, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA), análise de dados numéricos e estatísticos, além da ampliação linguística (português/inglês) como demanda de mercado.

Os objetos principais da mostra foram 160 fotografias registradas pelos alunos, diferentes olhares, reflexões e poéticas foram apresentadas e, para a abertura da exposição, uma roda de conversa pode enriquecer ainda mais o momento: a parceira de colaboração imensurável Marta Matosinho, o ex-goleiro e figura queridíssima na região Carlos Mercadante, a estimada escritora e pesquisadora Profª Drª Margareth Brandini Park e o médico Drº Odair Scheffer, que teve grande participação no desenvolvimento dos distritos e o subprefeito Wander, participaram do evento trazendo suas memórias e seus causos vivenciados em Sousas e Joaquim Egídio. Foi bate papo muito descontraído, onde participaram famílias, estudantes, professores, funcionários e equipe gestora.

FOTOS DA RODA DE CONVERSA:














Nenhum comentário:

Postar um comentário